Case - Roseli Melnick

Case de sucesso da Construflow

 

Com 20 anos de história, e mais de 30 anos de experiência, o escritório de arquitetura e design de interiores Roseli Melnick atuou com sucesso durante os mais variados cenários de mercado. A maturidade, porém, não deixou as sócias se acomodarem e a experiência permitiu que elas seguissem investindo no aprimoramento de processos.

Desde o princípio existia o desejo de implantar novas técnicas e ultrapassar antigas, como o uso do papel manteiga nos projetos executivos e de detalhamento, substituindo-as pelo uso do CAD, desejo este ampliado em 2008 com a chegada nas novas sócias. Nove anos depois, seria a vez de substituir tecnologias e, assim, o AutoCAD cedeu seu lugar ao Revit, ferramenta paramétrica de modelagem BIM.

 

Arrumando a Casa

Conhecendo a ConstruFlow

Com a aplicação gradual da tecnologia BIM (Building Information Modeling) por algumas das equipes do escritório, as sócias aproveitaram para “arrumar a casa” e reduzir drasticamente o trabalho de revisão e organização dos processos.

Apesar de ainda haver uma troca significativa de e-mails, a centralização da comunicação via Contruflow reduziu o uso de aplicativos e permitiu o fácil acesso às informações.

“Com a implementação do BIM e da Construflow, ficou ainda mais claro o impacto que a gestão de informação tem na otimização dos projetos”, conta a sócia e diretora Cristiane Machado. Quando se lembra dos processos anteriores à implementação do BIM, Cristiane relata o quão trabalhoso era produzir documentações e informações a partir dos desenhos e diz que o BIM facilitou muito isso.

 

Da água para o vinho
Porque usar a ConstruFlow?

O escritório Roseli Melnick trabalha com projetos de ponta a ponta. Ou seja, desde a prospecção de novos negócios, passando pela análise do terreno, até a escolha da cor das almofadas e das cortinas.

Com tantas etapas e diferentes profissionais envolvidos, documentar e organizar a enorme quantidade de informação gerada pelo processo de desenvolvimentos dos projetos consome muitas horas de trabalho da equipe.

Segundo Cristiane, parte dos projetos do escritório são realizados utilizando AutoCAD e parte utilizam processos BIM e plataformas como a ConstruFlow.

    “É impossível medir a quantidade de trabalho realizado quando não trabalhamos com o BIM e não temos o controle de informações via Construflow.”

 

A diferença na prática
Conclusões

Grande desenvolvedor de projetos corporativos, o escritório Roseli Melnick tem como grande diferencial a sinergia entre o conceito e a funcionalidade. Por isso, a praticidade da Construflow tornou-se um grande atrativo. Aqui, as sócias enumeram as vantagens de trabalhar com a ferramenta:

  • Tranquilidade no desenvolvimento do projeto;
  • Facilidade no controle das informações;
  • Agilidade e engajamento na comunicação entre os participantes;
  • Assertividade na solução de pendências;
  • Praticidade em realizar alterações;
  • Registro do histórico de tomada de decisões.

“Com todas informações em um lugar só, foi como se uma luz iluminasse nosso caminho.”