Case - Projeta BIM

Case de sucesso Construflow

 

Criada em 2014, a empresa gaúcha ProjetaBIM busca soluções práticas e inovadoras por meio da compatibilização de projetos utilizando a tecnologia BIM (Building Information Modeling). A empresa surgiu a partir da oportunidade que os fundadores viram de antecipar os problemas de execução de obra ainda na etapa de projetos, evitando assim, atrasos e gastos não previstos.

Para isso, começaram compatibilizando projetos utilizando modelagem BIM para trazer valor para seus clientes, dentre eles várias construtoras de destaque no mercado do Rio Grande do Sul como Melnick Even, Pavei, e Maiojama, assim como empresas de alcance nacional como Gerdau e Andrade Gutierrez.

Em 2016, a empresa se associou ao Grupo Simon para escalar sua oferta de serviços. Hoje, com projetos em andamento distribuídos entre Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais, é uma organização reconhecida pela sua competência no gerenciamento de projetos em BIM.

 

Conhecendo a ConstruFlow &

Otimizando Processos

 

Assim como na maioria das empresas brasileiras, os funcionários e fornecedores da ProjetaBIM formalizavam toda sua comunicação a partir da troca de e-mails e relatórios em PDF. Na busca de uma forma melhor para apresentar seus relatórios de compatibilização em BIM e a falta de ferramentas acessíveis e que facilitassem a comunicação com seus clientes, a empresa começou a desenvolver uma plataforma própria para isso.

Foi dessa maneira que, em 2016, surgiu a ConstruFlow (originalmente chamada de BimWEB), como conta o sócio e arquiteto, Marcos Furtado.

Marcos conta que “antes de entrar na ProjetaBIM, eu trabalhava em gerenciamento de projetos e procurava uma ferramenta para melhorar a comunicação entre gerentes, projetistas e construtora. Naquela época, não consegui achar uma solução no mercado que atendesse essa demanda. Quando vim para a ProjetaBIM, o ConstruFlow já existia e era exatamente o que eu queria”.

        “A plataforma da Construflow contribuiu absurdamente com a redução do volume de e-mails e com a centralização da comunicação, impedindo a perda de informação.”

 

Porque usar a ConstruFlow?

Organização & Economia

 

               “Em projetos onde houve resistência no engajamento dos projetistas em utilizar a plataforma, sentimos um aumento muito significativo no número de emails, que dificulta bastante a gestão e resolução de conflitos. Mas basta que achemos um apontamento que gere um grande impacto na obra para que todos os envolvidos se convençam da necessidade de usar a ConstruFlow”, diz Marcos.

Centralizando toda a informação em uma única plataforma de grande acessibilidade, a Construflow foi capaz de organizar mensagens e garantir a segurança, tanto na transferência quando no armazenamento de dados.

A diferença feita pela ferramenta nos fluxos da empresa também pode ser sentida no bolso dos clientes. As construtoras que abraçaram o uso da Construflow, junto à ProjetaBIM, evitam erros que tendem a gerar custos extras e multas por atraso na entrega dos projetos.

               “Cada apontamento controlado dentro da plataforma tem o potencial de economizar custo para o cliente durante o projeto e também na obra”, conta Marcos sobre a importância do gerenciamento da comunicação.

Construflow também otimizou nossas reuniões semanais internas e com clientes, já que facilitou a compreensão e o gerenciamento das diferentes etapas dos projetos.”, lembra Furtado.

 

Conclusões

Com uma comunicação muito mais fluida e extremamente objetiva, o gerenciamento via Construflow otimizou os processos da ProjetaBIM. A troca de e-mails, que antes chegava a mais de 1000 por mês, foi reduzida para apenas 50 durante todo o projeto.

Diferente das outras plataformas do mercado, que são simples repositórios de arquivos, a Construflow oferece ferramentas de comunicação versáteis que geram agilidade e assertividade durante todo o processo.

“Hoje, a Construflow é de vital importância para mim, por que sem ela, eu teria bastante trabalha com a gestão de informação em emails.”, conclui Furtado.