A Melnick, empresa de origem familiar com mais de 20 anos de atuação no mercado gaúcho, tornou-se referência em Porto Alegre no segmento de alto padrão e posteriormente consolidou-se como uma das maiores incorporadoras do Rio Grande do Sul. Quando ocorreu um boom de abertura de vários IPOs no segmento da construção civil, a Even veio a Porto Alegre e buscou uma parceria local, se associando com a empresa do Sr. Milton Melnick e dos filhos Leandro Melnick e Juliano Melnick. Assim surgiu a Melnick Even. Em 2013, a empresa já estava entre os três principais players do Rio Grande do Sul. Atualmente, são 19 canteiros ativos. A empresa tem em torno de 500 colaboradores diretos e chegando a mais de 3.000 colaboradores, entre diretos e terceirizados.
Com grandes projetos, vem grandes responsabilidades. O crescimento de uma empresa faz com que surjam, também, inúmeros desafios. Para Maicon Barreto Leal, umas das maiores dificuldades no processo de entrega são os cumprimentos de prazo e conformidade do projeto, com o briefing solicitado, algo que envolve também o número de fornecedores de projetos disponíveis no mercado e, também a qualificação técnica dos profissionais envolvidos.
“Aí entra o papel da compatibilização! De enxergamos o todo!” disse Maicon Leal, gerente da área de projetos da Melnick Even.
A Melnick Even conta atualmente com 15 profissionais no setor de projetos, voltados para a gestão e compatibilização, dentre estagiários, arquitetos e engenheiros. Junto à área, tem a Inteligência de produto, que tem a função de servir como guardião do conceito dos projetos como arquitetura, paisagismo, Interiores e luminotécnico, que são concebidos na área de Incorporação de Desenvolvimento de Produtos.
Esse meio de campo entre Desenvolvimento de produto e a Engenharia é feito pela Inteligência de Produto. O setor de projetos faz a gestão, a condução de cronograma, atendimento a briefings e compatibilização. “Optamos por ter ela interna para termos maior domínio da informação e agilidade, tanto entre fornecedores e projetistas quanto com a obra.”
O processo de implantação do BIM teve início na Melnick Even desde 2017, quando começaram a priorizar profissionais que trabalhassem com essas ferramentas. A partir de 2019, as principais disciplinas passaram a ser somente em BIM.
O primeiro passo foi encontrar modelos que servissem para compatibilização. A área de Orçamentos já tinha um processo interno de modelagem para orçamentação. “Não tinha por que ter uma área que produzisse um modelo e outra área que produzisse outro. Então, começamos a juntar essas informações com os projetistas termos mais agilidade nas. E aí começamos a estudar algumas plataformas que nos fizessem centralizar informações dentro do processo de gestão de projetos”.
No modelo antigo de trabalho, trabalhavam com reuniões quinzenais dentro de um projeto – que tende a durar de 6 a 8 meses. Os projetistas tinham horários escalonados e ali se gerava uma ata com as informações debatidas e as combinações, que era posteriormente enviada por e-mail e postada num repositório de informações e projetos. Ao começarem a fazer relatórios, tentando ilustrar incompatibilidades, viram que a ConstruFlow se encaixava muito nesse perfil. No segundo semestre de 2019, perceberam que era hora de realmente ter uma plataforma que lhes conferisse agilidade e centralizasse informações de forma ilustrativa, para garantir uma comunicação mais fluída com os profissionais.
O que fez a Melnick Even decidir adaptar os processos à ConstruFlow foi o formato de relatórios que já vinham fazendo e era bastante trabalhoso.
Para Maicon, as principais vantagens da plataforma são:
“Também facilita a rastreabilidade de pendências de cada disciplina, pois em uma ata os assuntos se acumulam e a plataforma possibilita diversas formas de procura dos assuntos no decorrer do desenvolvimento dos projetos, este recurso fez com que houvesse maior engajamento dos projetistas”
Os primeiros ganhos de agilidade com o uso da Construflow já foram observados ao adaptar projetos antigos à plataforma. Mas agora, com os produtos já iniciando por ali, Maicon diz que fica ainda mais fácil perceber as vantagens.
“Agora, a Construflow já é a ata da reunião. Algumas outras plataformas tem recursos mais pesados na transmissão de dados. Ainda temos uma internet pouco eficiente no Brasil, e nesse período de home office dependemos da conexão. Ter plataformas leves é muito importante, pois torna o trabalho mais ágil.”