Avança a Normalização BIM na ABNT

Saiba mais sobre como anda a normalização BIM que vem sendo feito pela ABNT desde 2009.
ABNT Avança com normalização BIM
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Essa semana, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas lançou uma edição de seu boletim com um editorial especial sobre a normalização BIM.

O desenvolvimento das normas BIM é liderada pela Comissão de Estudos Especiais 134 (CEE-134). A comissão foi criada em junho de 2009 em atenção ao pedido do então MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). O governo brasileiro foi influenciado pela experiência em outros países como o Reino Unido e Estados Unidos, que já tinham em curso planos para exigência do BIM para projetos públicos e também como argumento para aumento de produtividade do setor da construção civil.

“A normalização referente à Modelagem de Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM) no Brasil, incluindo sistemas de classificação de elementos e componentes da construção, tem seu desenvolvimento apoiado na disseminação desse conceito inovador e nas aplicações das tecnologias correlacionadas ao tema nos diversos setores da cadeia industrial da construção civil no país.”

Tabela de status de normas vigentes e em desenvolvimento dentro da CEE-134 da ABNT.

Atualmente existem várias partes da norma que trata sobre o sistema de classificação da Informação da Construção (NBR 15.965) já publicadas e com mais outros 2 grupos de normas a serem publicados, sobre requisitos para criação de componentes BIM e outra sobre processos relacionados à gestão da informação da construção, baseados na ISO 19650 (Organization and digitization of information about buildings and civil engineering works, including building information modelling -BIM).

No boletim, você pode saber mais sobre o histórico de desenvolvimento das normas e qual serão suas aplicações, assim como saber do status no desenvolvimento e/ou publicação das mesmas. Para ler o boletim na íntegra, acesse este link.

Para quem quiser se envolver no processo de discussão e desenvolvimento das normas BIM, a CEE-134 é de participação pública e qualquer um pode participar: estudantes, profissionais e interessados na área. A página oficial pode ser acessada neste link.